Presidente da Câmara de Itaporanga aprova requerimento para criação de uma Unidade de Pronto Atendimento-UPA

Por Júnior Viriato 14/04/2018 - 10:59 hs

Na noite desta quinta-feira, 12 de abril do corrente ano, o parlamentar mirim e presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, Hélio Rodrigues (Hélio do Bar), apresentou requerimento para Criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 h) com sede em Itaporanga, onde o mesmo tem como finalidade o atendimento de toda a comarca de Itaporanga.

 

O requerimento pede para que seja criada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) para atender as urgências dos municípios da comarca de Itaporanga, sendo eles: Itaporanga, Diamante, Boa Ventura, Pedra Branca, Curral Velho, Serra Grande, São José de Caiana, que passaria a funcionar por meio de um consórcio com as cidades que compreendem este território. 

 

“A ideia é suprir as necessidades de Itaporanga e do Vale do Piancó, no que se diz respeito à saúde, onde a UPA será implantada com toda infraestrutura necessária para atender os moradores de Itaporanga e das demais cidades que compõem a comarca. Todavia, é importante que haja um consórcio com a participação dos gestores e dos municípios envolvidos”, explica Hélio do Bar. 

 

Com base na PORTARIA Nº 104, DE 15 DE JANEIRO DE 2014, Hélio ratifica que a UPA 24 de Itaporanga contará com uma área de 700m² com 7 leitos e cada leito com 15 camas, onde terá 4 médicos plantonistas (2 diurno e 2 noturno), que atenderão em média 150 pacientes por dia.

 

O requerimento é apenas uma indicação do legislativo ao executivo sobre os anseios da população itaporanguense que clama por saúde. O requerimento é e sempre será um termômetro sobre o relacionamento e a atenção que o Executivo dará ao Legislativo, uma vez que o pedido foi aprovado por UNANIMIDADE, portanto, espera-se que o Governo Municipal atenda com louvor o requerimento.

 

Por Antônio Manoel