MUNDO

Senado dos EUA absolve Trump e encerra processo de impeachment

O Senado dos Estados Unidos acaba de decidir, por 52 votos a 48, nesta quarta-feira (05/02/2020), absolver o presidente Donald Trump do primeiro artigo apresentado pela Câmara dos Representantes no processo de impeachment, que acusava o mandatário do crime de abuso de poder em uma negociação com o governo da Ucrânia.

Para encerrar o processo de impeachment, os senadores ainda precisam avaliar o segundo artigo, que atribui ao presidente o crime de obstrução ao Congresso.

A primeira acusação era de que Trump abusara de seu poder ao exigir do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, investigação da família do rival democrata Joe Biden como condição para oferta de ajuda financeira ao país europeu.

Agora, os senadores votam a segunda acusação, alegando que Trump obstruíra o trabalho do Congresso ao impedir que pessoas ligadas à administração prestassem depoimento no Capitólio e ao se recusar a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo