MUNDO

Covid-19: Trump investe US$ 1,2 bi em vacina e garante 300 milhões de doses

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS) informou na quinta-feira (21/05) que vai investir 1,2 bilhão de dólares na pesquisa da vacina AZD1222, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e licenciado pela empresa AstraZeneca.

A iniciativa é uma resposta ao pedido do presidente norte-americano Donald Trump para a obtenção de 300 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus até janeiro de 2021, uma vez que a empresa garantiu que terá capacidade para produzir 1 bilhão de doses, com as primeiras entregas em setembro. As primeiras 100 milhões de doses serão distribuídas para o Reino Unido.

O acordo também vai acelerar o desenvolvimento e a fabricação da vacina experimental para iniciar os estudos clínicos da fase 3 nos próximos meses, com aproximadamente 30.000 voluntários nos Estados Unidos.

Na última sexta-feira (15/05), os responsáveis pela pesquisa anunciaram que finalizarão em agosto os testes clínicos do método de imunização. Mais de mil voluntários saudáveis participaram dos testes da vacina até o fim de abril.

Com o investimento, os Estados Unidos pretendem ter acesso às primeiras doses ainda em outubro deste ano. Em comunicado oficial, o secretário da HHS, Alex Azar, afirmou que o contrato com a AstraZeneca é “um marco importante no trabalho da Operação Warp Speed ​​em direção a uma vacina segura, eficaz e amplamente disponível até 2021”.

Ainda segundo ele, o esforço faz parte da estratégia do presidente Trump para reabrir com segurança o país e “trazer a vida de volta ao normal, o que é essencial para o bem-estar físico e mental dos americanos de várias maneiras. O governo Trump está fazendo grandes investimentos no desenvolvimento e fabricação de vacinas promissoras muito antes de serem aprovadas, para que uma vacina bem-sucedida chegue ao povo americano sem um dia desperdiçado”. Os EUA também apoiam o desenvolvimento de outras três potenciais vacinas.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo