Destaque

Promotoria pede que Estado reavalie cor de bandeira estabelecida para Itaporanga

O município recebeu bandeira laranja devido ao óbito notificado.

O Ministério Público da Paraíba, por meio da Justiça Cumulativa de Itaporanga, encaminhou nesta quinta-feira (18) ao secretário de estado da Saúde, Geraldo Antônio de Medeiros, um ofício requisitando, no período de 24 horas, a revisão da bandeira laranja estabelecida para o município de Itaporanga na Matriz Analítica do Novo Normal PB. Como base para a reavaliação, a Promotoria pediu a desconsideração do óbito  por Covid de um itaporanguense, uma vez que o paciente já estava acometido de outra doença e fazia cerca de três meses que estava em João Pessoa.

Conforme o documento, assinado pelo promotor de Justiça José Leonardo Clementino Pinto, o paciente J.A.C, natural de Itaporanga, foi diagnosticado com crise agudíssima de pancreatite crônica no dia 21 de fevereiro, o que culminou com sua internação no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, em João Pessoa. Durante o período internado na capital, ele fora infectado pelo novo coronavírus, apresentando sintomas no dia 24 de abril,  e veio a óbito em 15 de maio.

Diante disso, foi considerado pelo órgão que, na realidade, não houve nenhum falecimento propriamente dito em Itaporanga, e a morte foi contabilizada na cidade apenas em razão do protocolo estabelecido para a notificação das origens dos casos confirmados.

Em trecho do ofício, o promotor afirma não ter justificava a notificação de óbito para a classificação na bandeira, tendo em vista que a vítima foi infectada em outra localidade e não retornou para Itaporanga. Veja:

“(…) Ao nosso entrever, não se justifica a notificação do óbito e, para fins de enquadramento da bandeira do Município de Itaporanga na Matriz Analítica do Novo Normal PB ,deveria o Governo do Estado da Paraíba considerar a real situação do município, portanto, a ocorrência de zero óbitos até o momento”.

A Promotoria ressaltou ainda que, com a restrição classificada pela bandeira, os moradores de Itaporanga terão a necessidade de se deslocar para outras localidades em busca dos serviços e comércios, assim podendo sobrecarregar outros municípios.

A reavaliação da notificação do óbito levará a taxa de letalidade observada a 0%, o que classificará o município de Itaporanga à bandeira amarela, e partir daí, o Poder Executivo Municipal pode flexibilizar ou manter as restrições da bandeira laranja até o limite previsto para a amarela.

Confira o OFÍCIO!

Fonte Diamante Online
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo