Destaque

PF vai ‘monitorar’ perfis anônimos e fake news nas eleições da Paraíba, alerta presidente do TRE-PB

Quem estiver produzindo e/ou propagando ‘fake news’ sobre candidaturas, ou mesmo divulgando de forma anônima informações para denegrir a imagem de candidatos nas eleições deste ano, na Paraíba, deve ficar atento. Quem age dessa forma poderá ser ‘visitado’ por agentes da Polícia Federal. O alerta foi feito hoje (usando outras palavras, claro) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Ricardo Porto.

Ele disse que a Justiça Eleitoral vai acionar a Polícia Federal para fazer um monitoramento desse tipo de situação. “É possível localizar o IP de onde essas mensagens saíram e identificar os responsáveis”, lembrou, em entrevista à Rádio CBN.

O desembargador citou, inclusive, decisões judiciais recentes que determinaram a retirada do ar de perfis anônimos, nas redes sociais, em Campina Grande. Com o avanço do processo eleitoral, muito provavelmente outras decisões semelhantes serão tomadas no Estado.

O fato é que as ‘fake news’ e o ‘anonimato’ nunca estiveram tão presentes nos gabinetes dos juízes e promotores eleitorais. Muitos deles prometem ser enérgicos, retirando do ar as publicações e perfis. E, pelo visto, terão respaldo em segundo grau, no TRE.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo