Rede privada não deve ter a vacina contra a covid-19 em 2021, diz entidade
Enquanto os laboratórios estão na última fase de testes de uma vacina contra a Covid-19 e os governos negociam a aquisição, a rede privada de clínicas também se mobiliza para saber quando terá o imunizante disponível.
Para o presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (Abcvac), Geraldo Barbosa, ainda é incerto definir uma data, mas é possível afirmar que não será em 2021. A entidade representa 3.800 clínicas em todo o país e espera dobrar de tamanho em 2020.
O Reino Unido, país mais afetado pela doença na Europa, aprovou na manhã desta quarta-feira, 2, o uso emergencial da vacina da farmacêutica americana Pfizer desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech. O laboratório é um dos quais a entidade negocia para abastecer o mercado privado brasileiro.
Barbosa concedeu à EXAME, por telefone, nesta quarta-feira, 2.
Quando teremos a vacina contra a covid-19 na rede privada?
A gente está tendo muito cuidado em falar uma data. Hoje não temos nenhuma. Mas podemos dizer que não terá vacina para o mercado privado em 2021. A gente concorda com lógica dos governos de que primeiro é preciso vacinar os grupos de risco. Já conversamos com a Pfizer, e ela nos disse que não há como abastecer o mercado privado. Estamos conversando com outros laboratório para trazer a vacina ao Brasil.
Como a rede privada está se preparando para ter e aplicar uma vacina contra a covid-19?