Prefeito de Itaporanga e secretários se reúnem com Ministério Público e PM para definir novas medidas para o combate à Covid-19
O prefeito reeleito de Itaporanga (PB), Divaldo Dantas (DEM), participou na manhã desta quarta-feira (16) de uma reunião conjunta com o Ministério Público e a Polícia Militar da Paraíba— nas pessoas do promotor de Justiça, Dr. Leonardo Pinto, e do tenente coronel da PM Douglas de Araújo — para discutir novas ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O encontro foi realizado em razão de o Governo do Estado ter enquadrado o município na Bandeira Laranja na classificação do Plano Novo Normal Paraíba.
Para debater sobre as medidas, também participou a chefe de Gabinete, Juliana Santiago; o procurador geral do Município, Alex Rosas; a secretária de Saúde, Adirliany Soares; e o Sr. Talissuel Diniz.
Durante o planejamento, o gestor e a equipe técnica falaram da situação epidemiológica atual do município, em que a secretaria de Saúde tem mantido o controle e acompanhamento dos novos casos de infecção. Conforme o último Boletim Epidemiológico, apenas cinco pessoas foram confirmadas com a doença recentemente.
Divaldo ainda expôs a preocupação com relação aos critérios do Plano Novo Normal Paraíba, já que, de acordo com as diretrizes do decreto, quando há classificação na Bandeira Laranja apenas devem funcionar os estabelecimentos essenciais. Entretanto, no entendimento da equipe técnica, os índices locais não justificam novo fechamento das atividades comerciais, apesar da necessidade de se evitar aglomerações.
Diante disso, após a reunião, ficou acordado que o município irá elaborar um novo decreto dispondo sobre o funcionamento das atividades comerciais, sem a necessidade de suspensão do atendimento ao público, de forma orientada e seguindo as normas de segurança sanitária, já definidas nos decretos anteriores.
Também ficou determinada a proibição de carros de som e paredões em ruas, praças e vias públicas em todo o perímetro urbano, no intuito de se evitar aglomerações durante as festividades de fim de ano.
Ainda quanto, ao funcionamento de algumas atividades, a exemplo de bares, restaurantes, academias e serviços em geral, Dantas irá aguardar a publicação do novo decreto do Governo do Estado com novas medidas de funcionamento, que deve ser divulgado ainda nesta semana.
“Nossa maior preocupação é manter a população consciente da seriedade e da gravidade dessa doença. Sabemos da dificuldade de que a população tem de manter o isolamento social. De acordo com os números da evolução do Coronavírus em nosso Estado, há uma grande possibilidade de uma nova onda de infecções. Por isso pedimos a colaboração da população para evitar aglomerações. Precisamos todos respeitar as medidas de segurança sanitária orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos os organismos de saúde de todo o Estado, a exemplo do uso de máscaras, de álcool em gel, lavar as mãos e evitar aglomerações. Nesse momento de lotação dos leitos reservados para o tratamento da doença em todo o Estado, o importante é ficar em casa. Neste fim de ano, durante as festividades do natal e ano novo, pedimos a toda a população que evite festas e confraternizações que possam aglomerar muitas pessoas, busquem reunir a família e o núcleo familiar, evitando assim, o risco de infecção por disseminação do novo corona vírus” alertou Divaldo Dantas.
Atualiza Paraíba