Pesquisa aponta que Bolsonaro seria reeleito no segundo turno em 2022
Pesquisa elaborada pelo Poder Data, do site Poder 360, aponta que se eleição presidencial de 2022 fosse realizada hoje, Jair Bolsonaro teria 36% das intenções de voto no primeiro. Ele também seria reeleito com 44% da preferência do eleitorado no segundo turno. O levantamento, porém, não traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um possível adversário do ex-capitão.
A pesquisa aponta que no primeiro turno Bolsonaro teria 36% das intenções de votos caso contra 13% de Fernando Haddad (PT), 10% de Ciro Gomes (PDT), 9% do apresentador Luciano Huck (sem partido), 7% do ex-juiz Sergio Moro, 5% de Guilherme Boulos (PSOL), 3% de João Doria (PSDB), 3% de João Amôedo (Novo), 1% de Flávio Dino (PCdoB) e 1% do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Outros 7% disseram que anulariam ou votariam em branco e 5% não souberam ou não quiseram responder.
Nos cenários traçados para um eventual segundo turno, Bolsonaro também venceria os adversários. O apresentador Luciano Huck teria o melhor desempenho, 38%, contra 44% de Bolsonaro. Em seguida, aparece o ex-juiz Sergio Moro, com 36%. Neste cenário, Bolsonaro teria 43% das intenções de voto. Bolsonaro teria, ainda, 44% da preferência do eleitorado contra 35% de Ciro Gomes.
Bolsonaro também ganhara de Guilherme Boulos, com 46% contra 34% do líder do MTST. Caso a disputa fosse contra Fernando Haddad, o ex-capitão teria 48% contra 35% do petista. Bolsonaro também seria reeleito com 46% sobre 31% de João Doria.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de dezembro junto a 2.500 eleitores de 470 cidades dos 27 estados do Brasil. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Vacina
A pesquisa também apontou que a rejeição a uma vacina contra a Covid-19 cresceu 9 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, passando de 19% para 28%. Outros 60% tomariam o imunizante contra 67% no estudo realizado um mês antes. Em julho, esse índice chegou 85%.