Presidente da Comissão de saúde da ALPB alerta para número alarmante de ocupação em leitos de UTI na Paraíba
O deputado estadual Taciano Diniz — que é presidente da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembléia Legislativa da Paraíba — alertou a população para o número alarmante de ocupação em leitos de UTI nos hospitais referência no Sertão do estado.
Conforme o parlamentar, que também é médico, é necessário que a população mantenha todas as medidas de segurança contra a disseminação do vírus para evitar um colapso.
– Os dados são alarmantes e causam muita preocupação. É importante que todos mantenham o isolamento social e os cuidados preventivos. Nosso estado vive um momento apreensivo da pandemia – disse Taciano.
O alerta do deputado foi emitido após o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) divulgar a taxa de ocupação em leitos de UTIs nesta sexta-feira (5). Segundo o órgão, os hospitais setanejos estão com quase 100% de ocupação.
No município de Pombal, a unidade de saúde já atingiu a ocupação máxima. O centro dispõe seis leitos existentes, e todos estão preenchidos.
Os hospitais de Cajazeiras e Patos estão com 92% cada. A unidade hospitalar mais vaga é a de Piancó, que está com apenas 38%.
Paraíba
A Paraíba passou dos 600 pacientes internados em unidades referência para Covid-19, nesta sexta-feira (5) Segundo o boletim epidemiológico, 864 casos de Covid-19 e 20 mortes pela doença foram confirmados nas últimas 24 horas. Agora, a Paraíba contabiliza 226.536 casos de C
As cidades de João Pessoa (com 270 novos casos), Campina Grande (com 51 novos casos), Cajazeiras (com 30 novos casos), Aroeiras (com 29 novos casos) e Santa Rita (com 26 novos casos) registraram 47% dos novos casos. Mais de 668 mil testes pra Covid-19 foram realizados, e 165.016 pacientes conseguiram se recuperar.
Das 20 novas mortes confirmadas nesta sexta (5), 16 aconteceram nas últimas 24 horas. Elas foram registradas em Bayeux (1), Cabedelo (1), Cachoeira dos Índios (1), Cajazeiras (1), Campina Grande (1), João Pessoa (11), Mamanguape (1), Patos (1), Picuí (1) e Soledade (1). Ao menos 206 municípios paraibanos têm mortes pela doença.
Atualiza Paraíba