CVN POLITICA

Lula de volta muda o jogo e centro precisa ter juízo, diz Doria ao falar de ‘extremos’

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), afirmou que a volta de Lula ao jogo político “muda o jogo sucessório, muda a geografia eleitoral”. “É uma situação completamente diferente do que a que tínhamos até agora”, diz ele. “Ficam estabelecidos claramente dois campos adversos de polarização: a extrema esquerda e a extrema direita. Eles vão canalizar os sentimentos pró-Lula e pró-Jair Bolsonaro”, afirma Doria.

Ele calcula que Lula e Bolsonaro terão, cada um, “cerca de 30% dos votos [em 2022]”. “E cerca de 40% dos eleitores vão escolher um candidato longe dos extremos”, segue. “Se o centro democrático tiver juízo e bom senso, trabalhará para, em primeiro lugar, construir uma proposta para o Brasil”, afirma.

E, em segundo lugar, segue o governador, será preciso “identificar um candidato que seja competitivo, que possa disputar com duas personalidades [Lula e Bolsonaro] com forte densidade política e eleitoral. Um deles é presidente. O outro ocupou duas vezes o mesmo cargo. Não é pouco”. E que, “uma vez eleito, tenha capacidade para governar o Brasil de forma eficiente e em paz”.

Nesta semana, Lula recuperou seus direitos políticos depois que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, anulou as condenações dele em processos que tramitaram no Paraná. Segundo o magistrado, a 13ª Vara Federal de Curitiba, então comandada por Sergio Moro, não tinha competência para analisar as ações.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo