Suécia e Noruega relatam mais mortes após aplicação de vacina da AstraZeneca
Autoridades da Noruega reportaram na quinta-feira (18) a morte de uma segunda pessoa e a Suécia, de outra, devido a graves complicações tromboembólicas após receber a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. As informações são do portal UOL.
Segundo a publicação, a Noruega registrou um total de seis casos com um quadro clínico incomum que inclui baixa contagem de plaquetas, coágulos nos vasos sanguíneos e hemorragias, semelhante ao detectado em vários países.
Um grupo de médicos do Hospital Universitário de Oslo havia anunciado horas antes que a reação imunológica da vacina da AstraZeneca é a causa da trombose sofrida por três profissionais da saúde internados no local no fim de semana — um deles morreu no último domingo.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), por sua vez, diz que não vê evidências de que a vacina esteja diretamente relacionada com os casos de tromboembolismo detectados em todo o continente e considerou seguro continuar a utilizá-la, embora não tenha sido totalmente descartada a possibilidade de haver uma ligação.