DestaqueVALE DO PIANCÓ

Projeto de Taciano Diniz sobre criação de banco público de sangue de cordão umbilical e placentário é aprovado em comissão de saúde

Na manhã desta quarta-feira (12) foi aprovado, na Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da ALPB, o Projeto de Lei n° 2769/2021, que dispõe sobre a criação do banco público de sangue de cordão umbilical e placentário no estado. O dispositivo é de autoria do deputado estadual Taciano Diniz (Avante), que é presidente da comissão.

Conforme o texto, as maternidades e os estabelecimentos hospitalares congêneres no estado, devidamente habilitados, ficam autorizados a coletar o sangue do cordão umbilical de todos os recém-nascidos, abastecendo o banco público de sangue e do próprio cordão umbilical placentário.

A coleta deverá ser feita somente com consentimento dos responsáveis legais do recém-nascido. A doação será voluntária, confidencial e nenhuma informação será cedida tanto ao doador quanto ao receptor.

O texto irá agora para a aprovação no Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba. Se aprovado, o Poder Executivo terá o prazo de 90 dias, a contar da data da publicação, para regulamentar a lei.

Atualiza Paraíba

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo