CVN POLITICA

Lira diz a líderes de partidos que vai deixar reforma eleitoral para agosto

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) garantiu a líderes de partidos que só vai pautar a votação da reforma eleitoral na Casa em agosto.

Ele assumiu o compromisso com os parlamentares em reunião realizada na terça-feira (6). Os líderes partidários se mostram contrários à mudança do sistema proporcional para o distritão, mas veem apoio à medida nas bancadas de deputados.

Hoje, vereadores e deputados, tanto estaduais quanto federais, são eleitos pelo sistema proporcional. Os assentos nas Casas Legislativas são distribuídos de acordo com a votação total dos canditatos e do partido (voto na legenda). Os votos excedentes dos mais votados ajudam a puxar candidatos com menos votos.

No distritão (com diz o nome), cada estado, por exemplo, vira um distrito. As cadeiras que cada estado tem na Câmara, por exemplo, viriam a ser preenchidas pelos mais votados.

Em São Paulo, seriam eleitos deputados os 70 mais bem votados. Ao empurrar a decisão sobre a reforma eleitoral para agosto, os presidentes de partidos vão ganhar tempo para dificultar a aprovação da mudança na Câmara.

Com essa estratégia, também é reduzido o prazo para que o Senado aprovar a medida a tempo de afetar as eleições de 2022. O Congresso tem até o início de outubro para aprovar as mudanças para que elas sejam válidas já na próxima disputa, segundo a coluna Painel, da Folha.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo