DestaqueVALE DO PIANCÓ

Comarca de Conceição institui “Maria da Penha Digital”

A população de Conceição conta agora com mais um mecanismo para auxiliar no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Trata-se da “Maria da Penha Digital”, que consiste na tomada de termo por formulário eletrônico, disponível na plataforma do Google, onde a vítima de violência pode requerer medidas protetivas diretamente ao juiz, sem a necessidade de comparecer ao Fórum, Ministério Público ou à delegacia. A ferramenta foi idealizada pelo juiz da Vara Única da Comarca, Francisco Thiago da Silva Rabelo (diretor do Fórum).

O magistrado informou que baixou, nesta segunda-feira (12), a Portaria nº 07/2021, a qual disciplina o funcionamento do documento eletrônico e o link https://forms.gle/FBNWx9qWt9MuBTsPA, com o termo, contendo o formulário que será preenchido pelas mulheres em situação de violência. “Ela preenche o formulário, junta a documentação e envia direto para nós. Eu analiso e já dou a decisão concedendo a medida protetiva, se for o caso”, explicou.

Thiago Rabelo revelou que o “Maria da Penha Digital” se baseia no sistema de tomada de termo digital, o qual já funciona no Juizado Especial, com demandas de baixa complexidade. Segundo o magistrado, o aumento dos casos, bem como, a pandemia, acabam impedindo que a parte se dirija à Delegacia para registrar a ocorrência. “Ela faz tudo diretamente de casa, tornando mais célere a concessão da medida protetiva, que requer urgência e quanto mais rápido, pode se conseguir inibir prejuízos maiores, uma agressão e até o Feminicídio”, asseverou.

O diretor do Fórum destacou a necessidade de dar publicidade à nova ferramenta, para que possa reduzir o tempo de cumprimento das medidas protetivas e a incidência dos crimes, como forma de combate à violência doméstica.

Assessoria
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo