MUNDO

Argentina é o segundo país com pior desempenho do mundo em investimento estrangeiro direto

A crise da Covid-19 causou uma queda drástica no investimento estrangeiro direto (IED) em 2020. De acordo com o último relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), os fluxos globais de IED caíram 35% para US $ 1 trilhão, acima de US $ 1,5 trilhão em 2019. Isso está quase 20% abaixo da mínima de 2009 após a crise financeira. No caso da Argentina, que já registrava uma corrida de queda, os ingressos de dólares estrangeiros para investimentos reais despencaram 38% no ano passado, para US $ 4,1 bilhões.

Este dado está se tornando cada vez mais relevante porque desde 2020 já existem várias empresas internacionais que decidiram abandonar seus negócios no país. A pandemia foi a gota d’água para muitas empresas, mas a instabilidade macroeconômica aliada à falta de regras claras para os investidores contribuíram fortemente para sua decisão.

Esta semana foi adicionado à lista um centro de pesquisas da Harvard University Business School, que após 20 anos de permanência no país, se mudará para o Uruguai devido ao êxodo de profissionais e empresas, segundo informou.

“Em 2010, a Argentina tinha um estoque de investimento estrangeiro direto de cerca de US $ 85 bilhões e no final de 2019 havia caído para o equivalente a US $ 69,170 milhões. O IED estrangeiro em 10 anos cresceu no mundo 70%, enquanto na Argentina caiu mais de 19% ”, disse o economista Marcelo Elizondo ao Infobae, que fez um estudo exaustivo sobre o assunto no qual concluiu que desde o início do No século 21, o país é o segundo pior desempenho em termos de IED do mundo.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo