DestaqueVALE DO PIANCÓ

Jornalista supera aicmofobia e toma primeira dose de vacina contra Covid-19

Durante o drive-thru nesse quarta-feira (11), na cidade de Patos, o jornalista Geverton Martins tomou a primeira dose do imunizante da Pfizer que protege contra à Covid-19.

Mas o que para muitos parace ser simples e fácil para o repórter da TV Sol não é. Isso por que ele tem aicmofobia, que é um medo inconsciente de agulha, e resiste “a ferro e fogo” a qualquer tipo de injeção.

“Quem me conhece sabe que tenho medo de agulha, mas é muito importante este momento. […] Foi uma mistura de emoção com superação”, disse o signatário do site Papo Político após a vacinação.

O momento da aplicação da vacina no braço do profissional de imprensa foi gravado pelas lentes do cinegrafista Antônio Cassimiro e exibido em reportagem na TV Sol produzida pelo próprio Geverton.

Assista!

O jornal Estado de Minas buscou explicar mais sobre a aicmofobia:

Trata-se, então, de um medo inconsciente. E, no caso da aicmofobia, os objetos fóbicos capazes de causar gatilhos de pânico são as agulhas e demais ferramentas pontiagudas.

“A maioria das pessoas que sofrem com essa fobia tendem a ter também fobia a dor, conhecida como agliofobia. Por conta do medo de sentir dor, o indivíduo acaba evitando agulhas, pois acreditam que ela vai causar sofrimento. Outros vários sintomas também podem acabar surgindo, como fraqueza, tontura e desmaios, devido à falta de oxigenação do cérebro”, detalha o psiquiatra Lucas Bifano.

“Muitos medos podem parecer banais e sem valor. Mas, para algumas pessoas, os medos ganham status de sofrimento e se caracterizam como fobias, impactando vários aspectos na vida da pessoa. É preciso valorizar e reconhecer quando algo está acima do próprio controle e que causa impactos negativos para aquela pessoa”, afirma Katiúscia Caminhas Nunes, psicóloga do Hospital Felício Rocho.

por Redação/Papo Político

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo