CVN POLITICA

Congresso promulga nesta terça reforma com regras que valem já no próximo pleito

O Congresso Nacional promulga nesta terça-feira (28) a reforma eleitoral com novas regras que valem para a sucessão presidencial e a sucessão estadual, no próximo ano. A sessão conjunta está programada para as 15h30. Entre as alterações está a contagem em dobro de votos dados a mulheres e pessoas negras para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2022 a 2030, para fins de distribuição das vagas entre os partidos políticos e dos recursos do Fundo Eleitoral.

No texto final, ficou mantida a perda do mandato dos deputados (federais, estaduais ou distritais) e vereadores que se desfiliarem do partido pelo qual foram eleitos, mas foi criada uma exceção para a manutenção do mandato: quando o partido concordar com a filiação. Além disso, a partir das eleições de 2026, a posse do presidente da República será em 5 de janeiro, e a posse dos governadores será no dia 6.

Novas mudanças para o processo eleitoral de 2022 ainda podem ser promovidas por meio do Novo Código Eleitoral (Projeto de Lei Complementar 112/21). A consolidação de toda a legislação da área foi aprovada na Câmara e deve ser votada no Senado até a próxima semana para poder viger em 2022. Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) já avisou que essa votação tende a não ocorrer.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo