Bacharelado em Psicologia realiza no Vale do Piancó pesquisa sobre a compreensão do processo de ensino e aprendizagem dos professores da educação infantil com criança com Transtorno do Autismo
José Marciel Araújo Porcino é Bacharelado em Psicologia e estudante concluinte do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB na Modalidade-EaD, no polo de Coremas-PB.
José Marciel convida professores-mediadores-facilitadores da educação infantil, através do formulário versado pelo meio digital no intuito de compreender o processo de ensino e aprendizagem de criança com Transtorno do Espectro do Autismo na região do Vale do Piancó-PB a luz da ciência da pedagogia e sua interface com o manejo didático, pedagógico e suas estratégias direcionado a este público.
Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender a atuação dos professores-facilitadores-mediadores no ensino infantil frente ao manejo do ensino e aprendizagem em criança com Transtorno do Espetro o Autismo no Vale do Piancó, sertão da Paraíba-PB.
Nessa razão, estou realizando uma pesquisa, e contamos com sua colaboração no sentido de fomentar uma análise critica e reflexiva diante da proposta do construto do estudo.
Inicialmente, serão levantadas informações demográficas (idade, sexo, escolaridade, entre outras) e, posteriormente, uma entrevista semiestruturada sobre a natureza do Transtorno do Espectro do Autismo na educação. A entrevista semiestruturada será avaliada pela análise compreensiva, crítica e reflexiva dos conteúdos emergidos.
A pesquisa trará discussões relevantes no campo da educação infantil e sua interface com a educação inclusiva diante da criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Sendo assim, o estudo não apresenta dano algum para pessoa. Mesmo assim, o participante poderá desistir em qualquer momento de participar da pesquisa sem nenhuma penalidade. Os resultados do estudo serão divulgados sem a identificação dos participantes.
Certos de contarmos com sua atenção agradecemos antecipadamente,
José Marciel Araújo Porcino
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
APRESENTAÇÃO: Esta pesquisa trata-se da compreensão do processo de ensino e aprendizagem de professores diante de criança com Transtorno do Espectro do Autismo no sertão da paraíba-Pb, e tem como objetivo compreender a atuação dos professores-facilitadores-mediadores no ensino infantil frente ao manejo no ensino e aprendizagem em criança com Transtorno do Espetro o Autismo no Vale do Piancó, sertão da Paraíba-Pb.
PROCEDIMENTOS: Inicialmente, serão levantadas informações demográficas (idade, sexo, escolaridades, entre outras) e, posteriormente, será entregue via remoto um questionário e/ou entrevista semiestruturada com perguntas abertas e fechada sobre a natureza do autismo na educação infantil. Ainda nesse teor. Espera-se que participem do estudo cem (100) professores inseridos na educação infantil da rede pública e /ou privados da região do Vale do Piancó-Pb.
RISCOS E BENEFÍCIOS: A pesquisa trará discussões e apontamentos relevantes para o campo educacional e suas facetas de ensino e aprendizagem de criança no quadro do TEA. No que tange a aplicabilidade frente ao dados demográficos e a entrevista semiestruturada serão realizadas sem a possibilidade de dano algum para a pessoa/participante. Mesmo assim, você poderá desistir em qualquer momento de participar da pesquisa sem nenhuma penalidade.
RESSARCIMENTO: Não será feito nenhum pagamento para participar da pesquisa. A participação será de livre e espontânea vontade. Lembrando que ciência se faz por meio de pesquisa como essa, de modo a promover soluções ou melhoramento em determinado campo.
CONFIDENCIALIDADE DA PESQUISA: Os resultados do estudo serão divulgados sem a identificação dos participantes e os protocolos serão arquivados.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com: José Marciel Araújo Porcino. E-mail: [email protected] ou ainda pelo contato: (83) 9.9934-3864 Declaro estar ciente e informado (a) sobre os procedimentos de realização da pesquisa, conforme explicitados acima, e aceito participar voluntariamente da mesma.