Destaque

Abono PIS/Pasep começa a ser pago em janeiro de 2022

Começa a ser pago em janeiro de 2022 o abono salarial do PIS/Pasep para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2020. O valor é de até um salário mínimo, hoje em R$1.100, mas ainda sem definição para o ano que vem.

Para ter direito, é preciso preencher alguns requisitos, como ter recebido em média até dois salários mínimos por mês. O valor varia de acordo com o tempo trabalhado. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do mínimo.

O calendário detalhado deve ser publicado em janeiro. Normalmente, os pagamentos são realizados de forma escalonada, conforme o mês de nascimento para trabalhadores do setor privado, e pelo número final do Pasep para os servidores públicos.

Abono começaria em julho, mas foi adiado
O pagamento do abono referente a 2020 deveria ter começado em julho de 2021. O adiamento foi decidido por unanimidade em reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em março, após acordo entre governo, empresas e trabalhadores.

Quem terá direito a sacar o abono salarial do PIS/Pasep em 2022?
Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020;
Ganhou, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média;
Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
É preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo.

Como saber se tenho direito?
Segundo o Ministério do Trabalho, “a identificação dos trabalhadores com direito ao abono salarial referente ao ano base de 2020 está sendo realizada desde outubro de 2021 e vai até janeiro de 2022.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo