CVN PARAIBA

Primeiro lote da Pfizer é suficiente para apenas 5,9% das crianças na Paraíba

A Paraíba recebe nesta sexta-feira (14) o primeiro lote de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para crianças de cinco a 11 anos. O grupo foi incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 na semana passada, após uma série de polêmicas.

Segundo a Secretaria de Saúde, o estado receberá 23,6 mil doses. O quantitativo que será distribuído a partir deste sábado (15) aos municípios equivale a 5,9% do total de meninas e meninos aptos a receberem a imunização. A Paraíba tem aproximadamente 393.446 crianças nesta faixa etária.

Mãe de Irã Filho, Aline Lima não esconde a ansiedade para vacinar o garoto, que no ano passado foi diagnosticado com a Covid-19.

“Vou vacinar meu filho, porque tem que proteger nossos filhos, nossas crianças. Tem que tomar a vacina para não termos mais consequências na frente. Ele já teve a Covid e eu fiquei muito triste, ainda bem que não afetou muito ele, mas graças a Deus chegou a vacina para meu filho tomar”, disse Aline à Rede Mais.

Imunização começa neste fim de semana 

Para esta primeira etapa, por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina será usada para quem possui deficiência permanente ou comorbidades, crianças indígenas e quilombolas. À medida que a vacinação for avançando, devem ser incluídas as que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações, Isiane Queiroga, a vacinação deste público será realizada em salas separadas da vacinação do adulto e que os municípios utilizem estratégias que respeitem as orientações da Anvisa. A dose aplicada é reduzida, 1/3 da dose normal.

“Antes da vacinação foram executados estudos pelo próprio laboratório com mais de 2.700 crianças. Sem nenhum evento adverso grave, os resultados garantem que a vacina da Pfizer é segura para esta população. É importante que os pais e/ou responsáveis levem suas crianças para vacinar, no sentido de proteger essa população, uma vez que uma nova variante começou a circular no estado”, pontua.

Prefeituras preparam equipes para dar início à imunização 

Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, a secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, afirmou que há uma previsão por parte do Governo Federal é que semanalmente sejam enviados novos lotes aos estados e posteriormente aos municípios.

Segundo a secretária, a previsão é que a capital paraibana possa concluir a aplicação das vacinas em aproximadamente 80 mil crianças até o final de fevereiro.

 

Já em Campina Grande, a prefeitura quer dar início à nova etapa de imunização assim que receber as primeiras doses. A previsão é que a aplicação da Pfizer em crianças comece no turno da tarde no Centro Especializado em Reabilitação (CER).

“Vamos receber os imunizantes no final da manhã do sábado e já iniciaremos a ação no período da tarde. A vacina é segura, é um imunizante especial e toda a nossa equipe foi treinada para realizar a aplicação nas crianças. Estamos ansiosos para começar mais essa etapa na campanha de imunização contra covid-19”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.

Para a vacinação deste sábado, não será necessário realizar agendamento. É preciso apenas apresentar laudo comprobatório da doença permanente ou do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo