ASSISTA: Câmara de Itaporanga fica lotada para debater entre autoridades e pais o Dia da Conscientização do Autista
Nesta quinta-feira (31) estar sendo celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e o início do Abril Azul, mês de luta pelos que vivem com o transtorno. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 38,5 milhões de crianças de 0 a 13 anos. Os estudiosos acreditam que esse número pode chegar a 2 milhões de brasileiros. A causa para a discrepância dos dois dados é a dificuldade em se obter o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Fazendo alusão a esta data, várias atividades estão sendo realizadas em Itaporanga, dentre elas, uma Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de vereadores que aconteceu na noite desta quinta-feira, juntamente com os pais de crianças autistas que fundaram um grupo TEA Rainha do Vale para discutir o problema enfrentado no dia a dia, e ainda orientar a sociedade sobre o que pode ser feito para dar melhor qualidade de vida a todos. O evento reuniu também diversas autoridades e profissionais ligados à educação, saúde, religião, judiciário e politico e entre outras entidades que já trabalham com pessoas especiais.
O esforço pela causa está sendo grande e são muitas as barreiras enfrentadas por pacientes e familiares. A maior delas ainda é o preconceito.
Na audiência Pública, as autoridades como o vice-prefeito de Itaporanga Djaci Junior disse que o município sempre se colocou a disposição para ajudar a todos, ainda mais quando a causa é nobre como essa.
Desde o Abril Azul em 2008, se começou buscar cada vez mais a conscientização do autismo no Brasil. Em 2012, com a Lei Berenice Piana, e com a legislação que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista precisa-se ter mais sensibilidade em tratar os autistas e apesar das barreiras, há também avanços na área, explicam alguns especialistas.
As atividades continua acontecendo até este sábado, nesta sexta-feira (1°), é a vez da caminhada em comemoração ao dia da conscientização, com ponto de encontro às 16h na praça da igreja matriz. Para finalizar, no sábado (2) haverá uma confraternização no Atlântida Esporte Clube com brinquedos e parque para as crianças.