ASSISTA: Itaporanga realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF no Vale do Piancó
Após a cidade de Itaporanga no Vale do Piancó fazer adesão ao Selo UNICEF, a maior cidade do Vale avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. A maior do Vale do Piancó é um dos 18municípios que aderiram à edição 2021-2024 da iniciativa e será o primeiro município a realizar o Fórum Comunitário. O evento ocorreu nesta quarta-feira (27), na câmara de vereadores de Itaporanga.
Para Calina Dantas secretária de Assistência Social em Itaporanga, este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada menino e de cada menina no município. “O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições”.
“Ao aderir ao Selo UNICEF, a cidade de Itaporanga assume o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal do prefeito Divaldo trabalha para fortalecer, cada vez mais esses trabalhos, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, etc. Assim, com as discussões que serão realizadas durante o Fórum Comunitário, vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município”, afirmou a secretária de educação Ariosvãnia.
A secretária de saúde de Itaporanga Adirliany destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência na saúde. “O ganho para o município é oferecer políticas públicas de saúde de qualidade implementadas a longo prazo que não fiquem restritas às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base pra outras gestões políticas, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias”, declarou.
TV CVN