Destaque

Veja quanto o Google e o Facebook já faturaram com as eleições no Brasil

O impulsionamento de posts de candidatos nas eleições majoritárias de 2 de outubro já rendeu R$ 19,18 milhões à Meta, empresa que reúne Facebook, Instagram e WhatsApp. Já o Google contabiliza um faturamento de R$ 11,5 milhões com o pleito.

As redes sociais de Mark Zuckerberg receberam recursos de 3.525 candidatos. Mas o principal cliente é, de longe, a campanha de Ciro Gomes, que acumula despesas de R$ 823,5 milhões.

Já o Google é a rede preferida do candidato do PT. A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva já declarou gastos de R$ 1,95 milhão com promoção de links no Google. No total, 929 candidatos declararam gastos com o Google.

Facebook (cujo CNPJ é compartilhado com Instagram e Whastapp) e Google ocupam, respectivamente, a segunda e a quinta posição no ranking de fornecedores que mais faturaram com as eleições até o momento.

O Twiiter e o TikTok não aparecem na lista dos 100 maiores fornecedores das eleições divulgada pelo TSE, com gastos acima de R$ 1,1 milhão. Mas o volume total declarado de recursos gastos com impulsionamento de post nos meios digitais soma R$ 61 milhões, valor que representa menos de 20% do que foi gasto apenas com a impressão de santinhos e outros materiais impressos: R$ 342,9 milhões.

Outro segmento que está faturando alto nestas eleições são as empresas de intermediação financeira nos meios digitais — que ganham com as doações pulverizadas nas vaquinhas virtuais, emissões de boletos e outras transações. A DLocal figura entre o terceiro maior fornecedor dessas eleições: já recebeu R$ 15,88 milhões, a frente do Google. Em oitavo lugar no ranking dos principais fornecedores está a instituição de pagamentos Adyen, que já recebeu R$ 9,399 milhões.

A lista dos principais fornecedores de campanhas eleitorais é encabeçada pela M4, produtora que assina as campanhas de TV do candidato Lula. A campanha do ex-presidente que lidera as pesquisas de intenção de voto já desembolsou R$ 25,9 milhões com a M4.

O segundo maior gasto declarado com produção de programa de TV é da candidata Soraya Thronicke, do União Brasil. A campanha da senadora gastou R$ 12,467 milhões com a produção de programas de TV, realizada pela agência D22.

O Globo

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo