Prefeitura de Itaporanga assegura manutenção da Operação Carro Pipa no município
Em meio ao caos que a Operação Carro Pipa – OCP enfrenta no Nordeste, sobretudo na Paraíba, onde 129 municípios foram excluídos do programa, onde mais de 272 mil paraibanos ficaram sem água potável para beber. Contudo, essa não reflete a realidade do município de Itaporanga.
A Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, requereu ao Governo Federal, por meio de Decreto Municipal e Formulário de Identificação de Desastres (FIDE), que reconhecesse a Situação de Emergência por Estiagem (COBRADE: 1.4.1.1.0) que persiste no município há vários anos.
Diante desse pedido, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), órgão pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) atendeu à solicitação e reconheceu a Situação de Emergência por Estiagem que persiste aos longos dos anos, no município de Itaporanga-PB, através da Portaria 3.013/2022 MDR/SEDEC.
Segundo o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Antonio Manoel, “a escassez de água persiste em diversas comunidades do município, causando danos à subsistência e à saúde da população, sobretudo, as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”.
Ainda segundo Antônio Manoel, com o Reconhecimento Federal, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil mantém a Operação Pipa do Exército Brasileiro no município, tendo em vista que a ação permite a continuidade da liberação de aproximadamente *R$ 40.000,00 mensais.* Isso permite ao município fornecer 565.100 mil litros/mês de água potável e de qualidade a 806 pessoas, residentes nas comunidades afetadas pelo desastre, sendo *município destaque* em relação aos demais.
*Fonte:* Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil