MUNDO

Fernández diz que moeda única é “enorme passo”, mas decisão é do Brasil

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou que a definição para que haja uma moeda única entre Brasil e Argentina depende do governo brasileiro. Os rumores sobre a moeda única entre os países começaram depois que o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, disse ter conversado sobre o tema com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Eles tiveram uma reunião em 3 de janeiro de 2023.

“Falamos com Lula da moeda única e eu o vi com muito entusiasmo, mas tive que ser franco e dizer que é uma decisão mais dele do que minha, eu já aceitei tomar a decisão”, declarou Fernández em entrevista ao “Canal Livre”, da Band, exibida na noite deste domingo (22). O chefe do Executivo argentino conversou com os jornalistas Fernando Mitre, Eduardo Oinegue, Sérgio Gabriel e André Basbaum.

Fernández destacou a importância do Brasil na economia da América Latina. “Seria muito bom para o intercâmbio comercial ter uma moeda única como referência para a região. Seria incrível. Seria um tipo de unidade de referência, de câmbio”, afirmou.

Ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgaram uma carta conjunta no jornal argentino Perfil em que mencionam a criação de uma moeda comum entre países da América do Sul.

Lula foi para a Argentina na noite deste domingo (22.jan.2023), a 1ª viagem internacional do chefe do Executivo em seu 3º mandato. Terá encontro bilateral com Fernández nesta segunda-feira (23.jan.2023), às 10h45.

Poder360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo