EMPAER e prefeitura de Itaporanga tem reunião para aprovar o Plano Safra Municipal
EMPAER e prefeitura de Itaporanga , se reuniram para aprovar o Plano Safra Municipal
Na manhã desta quinta-feira (16), uma comissão composta por servidores do Município de Itaporanga, membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS e servidores da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER, se reuniram para aprovar o Plano Safra Municipal, em sua terceira reunião ordinária.
No próximo dia (27), a comissão se reunirá com todos os membros Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS para aprovar de forma definita o plano safra municipal.
Este plano municipal de agricultura, denominado plano safra 2022/2023 municipal: Cidadania, respeito e qualidade de vida no campo, é fruto de uma ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente – SEDAM, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER.
Este plano visa estimular o crescimento da economia local, promovendo oportunidades e possibilidades de mais produção e estabilidade, gerando efeitos multiplicadores para outros setores da economia, principalmente, aumentando a renda no campo, pois tem-se na agricultura familiar um modelo estratégico de produção para o desenvolvimento local.
Além disso, busca-se aperfeiçoar as políticas para melhor convivência com o semiárido, promovendo a transição dos sistemas de produção, ao introduzir boas práticas ambientais e valorizar os sistemas de produção sustentáveis.
Acrescente-se a isso, o município busca estimular novas cadeias produtivas com base em produtos sustentáveis e saudáveis, buscando capturar as oportunidades mercados locais e dentro de todo o estado e por fim, promover a organização econômica, qualificando a participação da agricultura familiar nas cadeias produtivas.
Estas ações do município são importantes porque a agricultura familiar é um segmento estratégico para o desenvolvimento local e regional. Além de responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros todos os dias, responde por 38% da renda agropecuária e ocupa quase 75% da mão de obra do campo.