Aos 77 anos, Lula passará por cirurgia no quadril e deve ficar um mês em tratamento
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve passar por uma cirurgia, conforme informou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto neste domingo, 23.
Lula será cirurgiado no quadril e deve colocar uma prótese. A operação ainda não tem data para acontecer, mas deve ser no segundo semestre deste ano.
Segundo especialistas, a cirurgia de prótese de quadril é considerada uma grande avanço na medicina e pode melhorar significativamente a qualidade de vida do presidente.
Geralmente, é composta por quatro partes: uma haste, uma parte de polietileno que substitui a cartilagem, uma peça para a articulação do quadril e uma concha acetabular. A recuperação varia de acordo com o paciente, mas em média leva cerca de um mês para retornar às atividades normais.
Com muitas dores na região, Lula esteve nesta manhã deste domingo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde fez uma infiltração para aliviar a dor na região da lesão.
Infiltração é uma forma de tratamento que visa dar respostas rápidas a processos inflamatórios e para minimizar dores, quando os pacientes não respondem bem ao tratamento convencional. É costumeiramente usado para tratar dores no joelho de jogadores de futebol, por exemplo, antes que eles passem por cirurgia.