CVN POLITICA

Vice-presidente do Senado, Veneziano diz que declaração do governador de Minas Gerais contra o Nordeste é “agressiva e xenofóbica”

O vice-presidente do Senado Federal, o paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) criticou neste domingo (6) as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, defendendo uma frente Sul-Sudeste, contra o Nordeste. Segundo Veneziano, a declaração de Zema é “agressiva e xenofóbica” e merece ser repudiada por todos os brasileiros.

Veneziano disse que é inadmissível que haja, na política, nos dias de hoje, visões como a externada pelo governador mineiro, que, ao invés de promover a união do Brasil queria promover a divisão. “Nós vivemos um momento em que se torna extremamente necessário promover a união entre os estados em favor de uma nação que precisa se desenvolver. O Brasil precisa e exige união, não separação”, declarou Veneziano.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Zema disse que o movimento em favor do eixo Sul-Sudeste tem até um bloco definido, que se chama Cossud (Consórcio Sul-Sudeste), que é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Ele defendeu ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para, segundo ele, se defender, no Congresso Nacional, de supostas perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste.

Romeu Zema já havia anunciado que o próximo presidente do Brasil deveria ser uma liderança do eixo Sul-Sudeste, considerando que estas regiões representam muito mais, em termos percentuais, sobre a economia do Brasil, e que não poderiam, portanto, ficar à mercê de decisões de um presidente que, supostamente, representaria os interesses de outras regiões – no caso, o Nordeste.

“Essa declaração do governador de Minas Gerais é mais que infeliz. Nós não podemos admitir que nos dias de hoje existam posicionamentos tão preconceituosos, agressivos e xenofóbicos como este. O Brasil exige um presidente que respeite os brasileiros, indistintamente, e que tenha posições que promovam o desenvolvimento de todo o país, com atenção especial às peculiaridades de cada região, claro, sem perder de vista a contribuição que cada região pode dar ao país como um todo, como tem sido o nosso presidente Lula. Repudio esta atitude e conclamo o Brasil não aceita esse tipo de agressão”, afirmou Veneziano.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo