DestaqueVALE DO PIANCÓ

Ex-prefeita da Paraíba tem condenação mantida por contratar secretária ‘fantasma’; aposentado atuava em seu lugar – ENTENDA ESQUEMA

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) negou provimento a um recurso acionado pela ex-prefeita do município de Diamante, Carmelita de Lucena Mangueira, que foi condenada por ato de improbidade administrativa por ter contratado uma secretária ‘fantasma’.

A ação, movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), aponta que a ex-gestora nomeou Valquíria Gomes de Sousa para exercer o cargo de secretária de Administração do município. No entanto, a sua função era desempenhada pelo seu primo, Reginaldo Basílio. Ele não podia exercer o cargo por ser aposentado.

Ainda segundo as investigações, a ex-prefeita facilitou e permitiu que Reginaldo exercesse funções comissionadas no lugar de sua secretária de Administração. Valquíria destinava parte de sua remuneração como secretária ao primo, algo em torno de R$ 1.800,00, e ficava com o restante. Reginaldo, além dessa quantia, ainda recebia os benefícios previdenciários.

“O esquema ilícito teve ainda o escopo de não atrapalhar, ou impedir, o promovido com relação aos recebimentos de seus benefícios previdenciários de auxílio doença e aposentadoria por invalidez, junto ao INSS e IPMD”, afirmou o juiz relator do processo, Aluízio Bezerra Filho.

Os desembargadores negaram o recurso impetrado pela ex-prefeita e mantiveram as penas de suspensão dos direitos políticos por 6 anos e multa equivalente aos prejuízos causados a Administração Pública. A ex-prefeita pode entrar com recurso da decisão.

Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo