Faustão foi priorizado em lista de espera por condição ser grave, explica Ministério
O apresentador Fausto Silva foi priorizado da fila de espera por um transplante de coração “em razão de seu estado de saúde ser muito grave”. Foi o que afirmou na noite deste domingo (27) o Ministério da Saúde.
Faustão recebeu um coração novo durante a tarde e segundo o hospital Albert Einstein a cirurgia transcorreu bem. O ato do comunicador receber o coração após sete dias na fia de espera do SUS por um transplante levantou questionamentos quando se especulava que isso poderia durar algo em torno de 12 meses.
Segundo o Ministério da Saúde , a lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.
“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, complementa o texto, que reafirma que pacientes da rede pública e privada estão na mesma lista.
MaisPB