Governo da Paraíba se prepara para ampliar centros e realizar mais transplantes de órgãos no estado
O estado da Paraíba tem se preparado e ampliará os Centros Transplantadores de órgãos do estado. A informação foi dada pela diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Carvalho, durante entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa”, da rádio 100.5 FM Líder.
Segundo ela, a medida fará com que uma maior quantidade de transplantes de órgãos seja realizada no estado. Hoje, o estado realiza transplantes de coração, de fígado, rins, córnea e medula.
“O Governo do Estado vem se preparando para habilitar mais serviços de transplantes. Por exemplo, transplante de pulmão, porque o nosso estado não realiza? O estado está se preparando para ampliar os centros transplantadores com as equipes que hoje a Paraíba tem”, disse.
E completou explicando que o estado teria condição de realizar transplantes de outros órgãos, mas não faz tendo em vista que, não existe, ainda, equipes médicas especializadas em outras áreas.
“Então hoje o Hospital Metropolitano é habilitado em coração, mas ele vai também realizar transplante de fígado e rim. A gente não realiza transplante de pulmão porque a gente não tem equipe na Paraíba, nós não temos os médicos qualificados para a área. Se nós tivéssemos, com certeza estaríamos realizando pelo avanço e pelo crescimento que vem tendo essa política de doação e transplantes na Paraíba”, afirmou.