CVN BRASIL

Brasil tem a 9ª maior inflação acumulada do G20 em 2023

A inflação acumulada do Brasil, de janeiro a julho, foi de 2,99%. O percentual é o 9º maior entre os países que integram o G20. As maiores taxas para o período são de Argentina (60,2%), Turquia (31,1%), Índia (6%) e Alemanha (3,5%).

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de janeiro a julho de 2022, a inflação acumulada foi de 4,77%. O que mostra uma desaceleração da taxa em comparação ao mesmo período do ano passado.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) terminou 2022 com taxa anual de 5,79%. As projeções do mercado financeiro indicam que terminará este ano a 4,92%.

A Argentina, que lidera o ranking de maiores inflações acumulada do G20 até julho, também é a 1ª da lista quando se considera a taxa acumulada dos últimos 12 meses. A inflação anual do país fechou julho em 113,4%. Em seguida vem a Turquia (58,9%), a Índia (7,4%), o Reino Unido (6,8%) e a Alemanha (6,1%). O Brasil aparece em 13°, com percentual anualizado de 3,99%.

O G20 é um grupo formado pelas 19 maiores economias mundiais e a União Europeia. A 18ª Cúpula do G20 acontece neste fim de semana em Nova Délhi, capital da Índia. Com o tema “Uma Terra, Uma Família, Um Futuro”, autoridades integrantes do grupo e convidadas discutem sobre segurança alimentar e energética, dívida internacional, tecnologia e outros temas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um dos convidados para o evento. O Brasil assumirá a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo