CVN POLITICA

Luis Roberto Barroso toma posse como presidente do STF

O ministro Luís Roberto Barroso assumiu, nesta quinta-feira (28), a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma cerimônia breve no plenário da Corte, a ministra Rosa Weber — que se aposenta em outubro, ao completar 75 anos — passou o cargo ao novo presidente.

Barroso —que chegou ao cargo em 2013, por indicação de Dilma Rousseff—assume o comando do Judiciário até setembro de 2025, após um ano de comando de Rosa Weber à frente da Suprema Corte. Com isso, o ministro Edson Fachin (que assumiu o cargo em 2015, também por indicação de Dilma Rousseff), foi empossado o vice-presidente da Corte. Ambos também serão presidente e vice-presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A cerimônia, disputada, contou com a presença dos presidentes da República, Lula; do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O hino nacional foi cantado por Maria Bethânia — que não ganhou cachê e foi convidada pessoalmente pelo novo presidente.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo