Destaque

Quase 240 hectares foram queimados em incêndio no Sertão, diz Bombeiros

A área entorno do Parque Estadual Serra da Santa Catarina, localizado entre os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e Lagoa Tapada, chegou ao seu sétimo dia de queimadas no Sertão da Paraíba. A principal motivação da força-tarefa é impedir que as chamas se alastrem para dentro do parque, uma referência ambiental no estado.

+Força-tarefa recebe reforço do Ibama para conter incêndio no Sertão da Paraíba

Atualmente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está recebendo apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Corpo de Bombeiros e das Prefeituras locais para conter as chamas, passando da marca de 150 pessoas envolvidas.

Apesar disso, o coronel Saulo Laurentino, comandante do 3ª Comando Regional de Bombeiro Militar, revelou que mesmo c0m a instalação da força-tarefa, para evitar qualquer consequência ao parque, quase 240 hectares foram queimados nestes sete dias de fogo na região.

“O parque é uma referência no estado em relação às questões ambientais e existe essa preocupação, por essa instalação dessa força-tarefa. Ao todo, numa estimativa superficial e atualizada do Corpo de Bombeiros, aproximadamente 240 hectares já foram queimadas na área do entorno, mas a gente ainda aguarda os dados oficiais da Semas”, disse Saulo ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.

A preocupação com as áreas urbanas

Apesar do espaço enorme do parque e de seu entorno, o município de Carrapateira ainda possui uma comunidade próxima à região. A população de Lajes ficou preocupada ao ver o fogo avançando às casas. O comandante Saulo confirmou que as chamas chegaram muito próxima às casas, mas a força-tarefa evitou um prejuízo maior.

“O fogo chegou muito próximo de atingir algumas residências da comunidade Lajes, que pertence a Carrapateira, mas graças à ação das equipes isso foi contido. Foi feito um trabalho muito intenso para que isso não acontecesse. E depois de extinto o risco de residências serem atingidas, a nossa atenção voltou-se totalmente para contenção desse incêndio de grande proporção, para que ele não venha atingir o parque”, disse o bombeiro militar.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo