Manaus registra a 2ª pior qualidade do ar no mundo
Manaus foi encoberta na manhã desta quarta-feira (11) por uma densa nuvem de fumaça e registrou a segunda pior qualidade do ar do mundo, de acordo com o monitoramento da World Air Pollution em 130 países, informa o Estadão.
Segundo a prefeitura e o Ibama, a fumaça vem de incêndios provocados por queimadas em municípios da região metropolitana da capital do Amazonas. Vinte e três brigadistas e especialistas em incêndios florestais foram convocados para atuar no estado.
Além disso, a região amazônica passa por um grave período de seca, e o governo amazonense decretou emergência climática um mês atrás.
Nesta quarta, moradores de Manaus relataram falta de ar, tontura e sensação de queimação nos olhos. Por volta das 8h30 da manhã, em uma escala de poluição que considera a qualidade do ar “perigosa” a partir de 300 (up/m³), a cidade chegou a registrar 459.
“O valor apontado em Manaus foi inferior apenas ao de Siskiyou (Estados Unidos), mas superou Istambul (Turquia) e Distrito de Sediberg (África do Sul), que pontuaram 403 e 348, respectivamente”, escreve o Estadão.
O Antagonista