Após esposa de líder do CV visitar ministério, Dino é convocado mais uma vez pela CCJ
Um dos principais alvos da oposição ao governo Lula (PT), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), foi mais uma vez convocado para prestar esclarecimentos na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Conforme a Agência Câmara de Notícias, a sessão foi marcada para terça-feira (21), às 9h, no plenário 6, e atende a mais 20 requerimentos apresentados por parlamentares oposicionistas.
A convocação ocorre após vir à tona a informação de que a esposa de um líder do Comando Vermelho esteve em agendas com integrantes da pasta. Mulher de Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, que cumpre 31 anos de prisão no Amazonas, Luciene Barbosa participou de agendas com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos do MJSP e com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Após ofensiva contra Dino, Lula afirmou que ele “vem sendo alvo de absurdos ataques artificialmente plantados” e sugeriu que se trata de uma “ação coordenada” em reação ao trabalho desempenhado pelo ministro para combater a criminalidade.
Ao pedir a presença de Flávio Dino, os deputados oposicionistas pedem explicações sobre os atos de 8 de janeiro; regulamentação das armas; invasão de terras; interferência na Polícia Federal; fake news sobre caçadores, atiradores e colecionadores (CACs; corte de verba no Orçamento de 2024 para combate ao crime organizado; ataques aos membros da comissão; controle de conteúdos danosos no YouTube; prisões relativas a dados falsos sobre vacinas e criminalização do game.