CVN BRASIL

‘Passagem aérea por R$200’ fica só na promessa e aumentou 35% em três meses

O preço das passagens aéreas no Brasil subiu pelo terceiro mês consecutivo, sendo 19,12% em novembro; 23,7% em outubro; e 13,57% em setembro, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12).

No acumulado de 2023, até novembro, o preço da passagem aérea já avançou 35,24%. No mesmo período do ano passado, os dados eram de 23,53%.

Em novembro, o setor foi responsável por 0,14 ponto percentual do índice de inflação do mês.

Ainda em dados sobre a inflação no país, a alta no setor de transportes (0,27%) também foi puxada pelo aumento no preço das passagens (19,12%).

Ficou na promessa:

Em julho, o então ministro de Portos e Aeroportos do presidente Lula (PT), Márcio França, confirmou que o programa ‘Voa Brasil’ que tinha como pauta oferecer passagens aéreas por apenas R$200 iria ser lançado em agosto. Porém até o momento, o programa não foi lançado e com a estatística do IBGE divulgada nesta terça, ao invés do brasileiro obter passagens aéreas mais baratas, vai ter que pagar mais caro pelo serviço.

Inflação:

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu 0,28% em novembro, um aumento de 0,04 ponto percentual em relação à taxa de outubro (0,24%). O aumento foi impulsionado principalmente pelo custo de alimentos e bebidas.

Por Diário do Poder

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo