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YouTube volta a monetizar canais da Jovem Pan: canal estima aumento de R$ 20 milhões no faturamento

Nem tudo é motivo de tristeza para a Jovem Pan: nesta quarta-feira (21), no mesmo dia em que voltou a se engalfinhar com o Ministério Público, a empresa foi oficialmente perdoada pelo Google e voltou a ter todos os seus canais de vídeos no YouTube aptos para monetização, depois de 15 meses sem poder ganhar um centavo da plataforma de vídeos do Google. Nos bastidores, estima-se que a empresa incrementará os seus cofres com até R$ 20 milhões mensais, caso os programas da rede tenham performances na mesma linha do período que antecedeu a punição da rede.

O TV Pop apurou que a novidade foi comemorada pelos executivos do conglomerado controlado por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. A remuneração do YouTube representa uma grande parte do faturamento do Grupo Jovem Pan, e a sua interrupção fez estragos nos cofres da empresa, que tem dificuldades para conquistar anunciantes em sua operação televisiva. Com a desmonetização dos canais digitais da rede, estima-se que a companhia possa ter deixado de arrecadar até R$ 300 milhões entre o fim de 2022 e o início deste ano.

O canal já negociava a retomada da monetização de suas páginas no YouTube desde o segundo semestre de 2023. A emissora acreditava que já estaria apta a receber verbas da plataforma de vídeos do Google em janeiro de 2024, mas acabou sendo surpreendida com a demora da multinacional para decidir se iria ou não dar uma nova chance para a companhia. A Jovem Pan precisou passar todo o ano de 2023 realizando alterações em sua linha editorial para pleitear uma nova chance aos responsáveis pelo serviço de streaming.

Jovem Pan foi “gourmetizada” para retomar monetização

Para voltar a ganhar dinheiro do YouTube, Tutinha precisou abrir mão de algumas das maiores estrelas (e das maiores audiências) da Jovem Pan. Nomes como Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Zoe Martinez, Tiago Pavinatto e Rodrigo Constantino inflamavam o público da rede e faziam com que a empresa vencesse a GloboNews na televisão por assinaturas, mas foram demitidos para que a empresa pudesse tentar dizer que adotou um discurso mais moderado.

Deu certo — mas os resultados da companhia despencaram em todas as plataformas, até mesmo no YouTube: Os Pingos nos Is, descaracterizado e com novos elenco e âncora, é sistematicamente menos visto na internet que Oeste Sem Filtro, O É da Coisa e Os Tremas nos Us. Na televisão, os picos de quase 2 pontos deram lugar ao traço absoluto em incontáveis momentos. O vespertino Linha de Frente, que chegou a vencer Andréia Sadi e o Estúdio i, se consolidou com desempenho residual em ambas as plataformas.

Procurada pelo TV Pop, a diretoria da Jovem Pan não respondeu aos contatos até a publicação deste texto. A assessoria de imprensa da empresa disse que não iria se manifestar sobre o assunto.

Piancó - LGNET

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