Bolsonaro avança em eleitorado que votou em Lula, mostra pesquisa
Segundo uma pesquisa do PoderData realizada de 23 a 25 de março de 2024, 44% da população considera o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “melhor” que o de seu antecessor Jair Bolsonaro (PL). Esta taxa teve uma queda de 7 pontos percentuais desde janeiro de 2024, alcançando o seu nível mais baixo desde o início do mandato do petista.
Pela primeira vez, os percentuais de avaliação “melhor” e “pior” empataram tecnicamente, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. Os críticos, que consideram a gestão “pior” que a anterior, totalizam 41% do eleitorado. Outros 14% acreditam que o desempenho do terceiro mandato de Lula é “igual” ao do governo Bolsonaro, enquanto 1% não soube responder.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 23 a 25 de março de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 202 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.