MUNDO

México vai às urnas em eleição histórica e pode eleger 1ª presidente mulher

Os mexicanos votarão neste domingo (2) para escolher o seu próximo presidente, numa corrida histórica que poderá ver uma mulher assumir o cargo mais alto do país pela primeira vez.

Além da presidência, há mais de 20.000 cargos a preencher e cerca de 70.000 candidatos disputando esses cargos, incluindo 128 cadeiras no Senado e 500 cadeiras de deputado; a prefeitura da Cidade do México; e gabinetes de governadores em Chiapas, Guanajuato, Jalisco, Morelos, Puebla, Tabasco, Veracruz e Yucatán.

Os principais candidatos são Claudia Sheinbaum, da coligação Sigamos Haciendo Historia (centro-esquerda), Xóchitl Gálvez, da coligação Fuerza y Corazón por México (centro) e Jorge Álvarez Máynez, do partido Movimiento Ciudadano (centro-esquerda).

As duas candidatas lideram as pesquisas de intenção de voto. No levantamento realizado de 21 a 24 de maio pela empresa mexicana Mitofsky, Sheinbaum aparece com 56,9% das intenções de voto válidos, ou seja, que não considera os entrevistados que não declararam seus votos. Gálvez tem 31,2% e Máynez, 11,9%.

alt

CNN Brasil e Poder360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo