Marcos Pereira desiste de concorrer à presidência da Câmara e anuncia apoio a Hugo Motta
O deputado federal Marcos Pereira, que também preside o Republicanos, desistiu de concorrer à presidência da Câmara dos Deputados e passou a apoiar o líder do partido na casa, Hugo Motta (PB), que passa a pleitear a cadeira em sua substituição.
A desistência do dirigente partidário acontece após uma conversa entre o presidente Lula (PT) e o chefe do Legislativo, Arthur Lira (PP-AL), segundo informações do jornal Folha de S.Paulo. Nessa costura, o progressista aproveitou para afinar as conversas com Elmar Nascimento (União Brasil), cotado como favorito ao cargo.
A decisão de Pereira também foi comunicada ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que também integra o seu partido. Durante o bate-papo, o petista afirmou, de acordo com a Folha, que não se opõe ao nome de Motta.
As mudanças acontecem antes do anúncio de Lira sobre quem apoiará para a sua sucessão na Casa. Desde quando o assunto veio à tona, a expectativa é que o nome chancelado seja o do baiano Elmar Nascimento (União).
As articulações ainda tentam reverter a iniciativa de Antonio Brito (PSD) em concorrer a cadeira, no entanto, o presidente do partido, Gilberto Kassab, frisou que o pessedista continuará na disputa e corre para conseguir o apoio do progressista.