Destaque

TSE nega pedidos de revisão do eleitorado em Tacima e Catingueira, cidades com mais eleitores do que habitantes

Os pedidos de revisão do eleitorado foram feitas pelo diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo diretório nacional do Republicanos.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou os pedidos de revisão de eleitorado nos municípios de Tacima e Catingueira, cidades com mais eleitores do que habitantes. O julgamento das solicitações aconteceu na sessão administrativa desta quinta-feira (26) e decisão foi unânime.

Conforme observou o ClickPB, os pedidos de revisão foram solicitados por suposta discrepância entre o número de eleitoras e eleitores e o de habitantes das localidades.

A solicitação foi feita pelo diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo diretório nacional do Republicanos ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que encaminhou as solicitações ao TSE.

O ClickPB verificou os dados de habitantes no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do eleitorado no site do TSE:

Tacima

  • 8.010 habitantes (censo 2022)
  • 8.324 eleitores (2024)

Catingueira

  • 4.491 habitantes (censo 2022)
  • 5.637 eleitores (2024)

Apesar da diferença entre os números de habitante e eleitores, o relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, entendeu que apenas esse critério não justifica a realização de novo procedimento de revisão de eleitorado.

O ministro ressaltou a amplitude do conceito de domicílio eleitoral e as exigências para a comprovação de domicílio próprias das operações de alistamento e transferência.

Os outros ministros acompanharam o voto do relator, que rejeitou as solicitações diante da falta de elementos que justificassem as revisões.

Para o relator, também não há comprovação ou vício que possa levar a algum comprometimento do processo eleitoral nos municípios de Catingueira e Tacima.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo