DestaqueVALE DO PIANCÓ

Exclusivo Assista: Candidato a prefeito e vereador em Pedra Branca são acusados de compra de votos. A polícia estar investigando o caso

O vereador Geudo candidato à reeleição e o candidato Bastinho á prefeito em Pedra Branca, estão sendo denunciados por compra de votos na justiça eleitoral , segundo arquivos de áudio e vídeos, trata-se de “compra de votos”.

Por essa razão, a mulher que teria recebido o dinheiro garante que protocolou uma notícia-crime neste domingo (29)na delegacia da policia civil em Itaporanga contra o vereador e o candidato á prefeito na Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral. A testemunha gravou em sua casa a comprovação da compra de votos no valor de 2 mil reais e entregou os vídeos e áudios, como também o valor recebido a justiça eleitoral.

“A gente sabe que, para esses vereadores e família Bastos, a ação deles é de pessoas que se consideram donos da cidade. Eles acham que isso é poder. Mas isso não é poder. Isso é ilegalidade, é dinheiro, é crime. Corrupção eleitoral, compra de votos. O que eles estão fazendo é explorar a pobreza, explorar a miséria, ainda mais nesse momento , fazendo isso para tentar se manter no poder”, denuncia o candidato á prefeito pela oposição Marcos Nazário.

 

Imagens publicadas pelos próprios moradores mostram pessoas o candidato Bastinho e o vereador Geudo  falando os valores.

De acordo com a Lei 9.504, é considerado compra de votos “a doação, o oferecimento, a promessa, ou a entrega, pelo candidato, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, de bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição”. Caso a prática seja comprovada, o infrator pode ser condenado a até quatro anos de prisão. Segundo , constitui compra de votos.

Como denunciar?

Denúncias de casos suspeitos podem ser feitas por qualquer cidadão, por meio do sistema “Pardal”, da Justiça Eleitoral. O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais e também problemas no ato de votar, em especial qualquer irregularidade relativa ao funcionamento na urna eletrônica (defeito, mau funcionamento, etc.).

Nas denúncias feitas por meio do Pardal, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios, resguardada ao denunciante a opção pelo sigilo de suas informações pessoais.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo