Paraíba aplica mais de 18,5 mil vacinas contra HPV, meningite e outras doenças
Na Paraíba, os municípios que mais vacinaram foram Campina Grande (2.459 doses); Patos (1.105 doses); João Pessoa (1.043 doses); Alhandra (514 doses); e Sousa (499 doses).
A Paraíba conseguiu aplicar 18.592 vacinas contra HPV, meningite e outras doenças durante ao Dia D de Vacinação, que aconteceu nesse sábado (20). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Como notado pelo ClickPB, foram aplicadas 2.203 doses para a meningite, 2.679 para o HPV e 13.710 doses para as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Em resultados parciais divulgados da SES, os cinco municípios que mais vacinaram foram Campina Grande (2.459 doses); Patos (1.105 doses); João Pessoa (1.043 doses); Alhandra (514 doses); e Sousa (499 doses).
A vacina meningocócica ACWY (conjugada) é recomendada para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade e previne as doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y, que incluem a meningite meningocócica (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal).
Enquanto a vacina contra o HPV é indicada para adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos de idade, para a prevenção da infecção contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, além do colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e orofaringe e outras doenças relacionadas ao HPV, como as verrugas genitais e a papilomatose de laringe.
“Lembramos que as vacinas do calendário de vacinação da criança, do adolescente, do adulto, da gestante e do idoso estão disponíveis nos municípios do estado durante todo o ano. É importante que a população procure a unidade de saúde mais próxima da residência, para que o profissional de saúde possa avaliar qual vacina precisa ser tomada de acordo com cada faixa etária”, afirmou a chefe do Núcleo Estadual de Imunização da SES, Márcia Mayara.