Conceição-PB recebe Curso de capacitação em mediação de conflitos pelo uso de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu
Nesta sexta-feira (18), a cidade de Conceição, localizada no sertão da Paraíba, sediou mais uma edição do curso de capacitação “Mediações de Conflitos pelo Uso dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu”. O evento foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBHPPA), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Unificado de Conceição.
O curso atraiu a participação de agricultores, representantes de associações rurais e autoridades locais, além de especialistas em Recursos Naturais, como os professores Paulo Abrantes Oliveira, Annelyse Esequiel Lucena e Francisco César Martins de Oliveira. Durante as atividades, foram discutidos temas cruciais, como a Política Nacional de Recursos Hídricos, a importância do uso racional da água e o papel dos comitês de bacia na mediação de conflitos relacionados a esses recursos.
O professor Paulo Abrantes enfatizou a relevância da mediação de conflitos para a gestão sustentável da água na bacia, ressaltando que o CBHPPA adota métodos como negociação, mediação e arbitragem para resolver disputas. Ele também destacou a importância da transparência e do diálogo aberto entre os diversos atores envolvidos.
Annelyse Esequiel Lucena comentou sobre a troca de conhecimento durante o curso: “Foi uma troca de conhecimento mútua. Demonstramos a importância da água, seus usos e discutimos a parte legislativa, explicando o que é o comitê, para que todos compreendam o que é necessário para resolver os problemas e conflitos sobre recursos hídricos.”
Assessoria