CVN POLITICA

Direita e esquerda usaram eleição municipal como trampolim para 2026

O balanço de atuações e resultados com o encerramento das eleições municipais neste domingo (27) vai projetar os próximos passos na política nacional, em especial com a escolha do novo comando do Congresso, mas também com uma provável reforma ministerial e a movimentação dos dois principais líderes políticos da atualidade no país, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Seja qual for o resultado do segundo turno, as urnas mantiveram majoritariamente neste ano a tendência observada desde 2016 de inclinação do eleitorado à direita.

Esse cenário se materializou nos resultados mais expressivos dos candidatos apoiados por Bolsonaro em relação aos bancados por Lula, pelo menos no primeiro turno, e na bem mais expressiva participação direta em campanhas do ex-presidente em relação ao seu rival.

As eleições de 2026 apontam para um quadro por ora consolidado na enfraquecida esquerda: a união em torno da tentativa de reeleger Lula, até pela ausência de qualquer alternativa eleitoral plausível.

Folha de S. Paulo

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo