DestaqueVALE DO PIANCÓ

Governador cria zona de exclusão e silêncio na área do radiotelescópio Bingo em Aguiar; veja como vai funcionar

Entre as medidas definidas pelo governador estão a proibição do uso de celulares em uma das subzonas criadas para o BINGO.

governador João Azevêdo (PSB) criou a zona de exclusão e silêncio na área do entorno do radiotelescópio BINGO, que fica no município de Aguiar, no Sertão paraibano. A medida foi publicada na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Como notado pelo ClickPB, foram criadas quatro subzonas para delimitar a zona de exclusão e silêncio. Na primeira, que fica em um raio de 500 metros ao redor do BINGO, é estabelecido que estão proibidos o uso de celulares, câmeras fotográficas, motores de indução e geradores eólicos e solares.

Também estão proibidos o uso de computadores não blindados e qualquer outro artefato gerador de radiação eletromagnética que emita frequências entre 100 mega-hertz (MHz) e 10 gigahertz (GHz).

ClickPB observou que a segunda subzona fica em um raio de dois quilômetros ao redor do BINGO. Nela, são proibidas atividades industriais futuras ou agroindústrias, redes sem fio (wi-fi), repetidores de rádio e geradores eólicos ou solares.

A terceira subzona tem extensão de 10 quilômetros, dentro do cone ao Sul do sítio do BINGO. Nessa área não são autorizados a criação e instalação de nenhuma nova Estação de Rádio Base (ERB) e de Estações Móveis do Serviço Móvel Pessoal (SMP). Nessa área serão mantidas antenas atuais que podem ser alvos de relocação de algumas unidade localizadas dentro do cone.

Na quarta e última subzona, que tem extensão de 25 quilômetros dentro do cone ao Sul do sítio do BINGO as solicitações de instalação de novas ERB e SMP devem estar sujeitas a um relatório de avaliação da equipe do BINGO.

Ainda segundo o documento, a instalação de aerogeradores e de placas solares nas subzonas III e IV devem ser previamente e formalmente informadas à Superintendência de Administração do Meio Ambiente na Paraíba (Sudema).

Saiba mais sobre as medidas determinadas pelo governador:

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo