DestaqueVALE DO PIANCÓ

Vice-presidente da Companhia Docas/PB, Fred Queiroga, e ex-prefeito Dudu Pinto perdem recurso e tem condenação mantida por desvio de recursos públicos

EXCLUSIVO – O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) confirmou a condenação de Fred Queiroga Pinto e José Pinto Neto, conhecido como Dudu, por crimes de desvio de recursos públicos, relacionados a fraudes em licitações no município de Boa Ventura-PB, que fica na região do Vale do Piancó. Os réus foram considerados culpados pela manipulação de procedimentos licitatórios e pela falsificação de documentos públicos para desviar verbas municipais.

De acordo com a decisão judicial, os crimes envolviam a simulação de locações de veículos com o objetivo de desviar recursos em benefício próprio e de terceiros. As investigações comprovaram que veículos já sob posse do ex-prefeito Dudu Pinto foram usados para encobrir a fraude. Entre os casos apontados, os contratos de locação eram fictícios, e os valores pagos eram direcionados ao próprio prefeito na época e filho dele, Fred Queiroga Pinto, que era secretário municipal de Finanças.

Na sentença, Dudu Pinto foi condenado a um total de cinco anos, sete meses e 15 dias de reclusão, enquanto Fred Queiroga recebeu pena de cinco anos, quatro meses e 24 dias de reclusão. Os dois deverão cumprir a pena inicialmente em regime inicial semiaberto, conforme verificou o portal Papo Político com exclusividade.

As investigações, conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba, também destacaram o uso de documentos falsificados para validar licitações e justificar despesas públicas inexistentes. Segundo a decisão do relator, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, o dolo e o prejuízo ao erário foram amplamente demonstrados, justificando as condenações.

Apelação Criminal sob n.º 0001056-72.2013.8.15.0211 foi julgada no último dia 12/11 e o acórdão assinado nessa terça-feira (19). O Papo Político teve acesso ao documento, clique aqui para visualizar.

Quem é Fred?

Fred Queiroga Pinto é vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba desde 2023. Também foi superintendente adjunto da Empresa Municipal de Limpeza Urbana da Paraíba (Emlur), assessor parlamentar e ex-secretário municipal de Finanças em Boa Ventura-PB e ex-secretário executivo da Pesca da Paraíba.

Quem é Dudu?

José Pinto Neto, conhecido como Dudu, foi prefeito de Boa Ventura-PB por dois mandatos consecutivos (entre 2005 a 2012). É casado com a ex-vereadora (eleita nas eleições suplementares de 2023) e candidata a prefeita de Boa Ventura pelo PSB derrotada nas eleições de 2024, Francisca Queiroga Pinto.

Contradição

Nos últimos meses, o ex-gestor concedeu entrevistas a um programa de rádio e fez acusações contra a ex-prefeita Leonice Lopes e o grupo dela que comanda a gestão em Boa Ventura desde o final de 2013. As falas sugeriam crimes de desvio de recurso e corrupção, sendo que Dudu já estava condenado e agora perdeu o recurso que pleiteava. Já Leonice não tem nenhuma condenação mesmo estando há praticamente quatro anos fora do cargo de prefeita.

O outro lado

O Papo Político não conseguiu contato com os citados, mas o espaço segue aberto para manifestação sobre este assunto.

Por Tom Martins/Papo Político

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo