CVN BRASIL

Lula condecorou ditador da Síria deposto Bashar al-Assad com maior honraria brasileira, em 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou o ditador da Síria deposto, Bashar al-Assad, com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul em junho de 2010. A honraria foi entregue durante uma visita do ex-líder sírio ao Brasil.

É a mais alta condecoração brasileira para estrangeiros. Ela também foi dada pelo petista ao ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica na quinta-feira (5/12).

O decreto que concedeu a condecoração a Assad foi o de 12 de julho de 2010. Ele consta no DOU (Diário Oficial da União) publicado em 13 de julho de 2010.

Em 2018, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que era do DEM na época, apresentou o PDC (Projeto de Decreto Legislativo) 913/18 para revogar a honraria.

À época, Cavalcante disse ser “inconcebível que um tirano brutal e criminoso de guerra ostente a mais importante condecoração da nação brasileira, que tem entre os seus princípios o respeito aos direitos humanos, a relação fraterna e pacífica com a comunidade internacional, o respeito à pluralidade e à diversidade e o apego à liberdade e à democracia”.

A proposta não terminou de ser analisada. Parou na CREDN (Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional).

Assad também recebeu a Legião de Honra da França, a condecoração mais alta do país. A premiação foi entregue pelo ex-presidente francês Jacques Chirac, em 2001.

Em 2018, o presidente da França, Emmanuel Macron (Renascimento, centro), decidiu retirar a honraria. Um processo foi iniciado à época, mas o ex-líder sírio decidiu devolvê-la antes. Disse que não usaria a condecoração de um país escravo” dos Estados Unidos.

QUEDA DE ASSAD

No domingo (8), rebeldes sírios do grupo HTS (Hayat Tahrir al-Sham) tomaram a capital Damasco e derrubaram o governo de Bashar al-Assad. O ex-presidente sírio, que governava o país há mais de 50 anos, fugiu para a Rússia.

A Síria enfrenta uma guerra civil desde 2011, mas o conflito estava estagnado até o início de dezembro. Rebeldes opositores a Assad começaram a realizar ataques e tomaram o controle de territórios, como Allepo, 2ª maior cidade síria. A ofensiva durou menos de duas semanas.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo