Azul e Gol estão perto de assinar memorando para debater possível fusão, diz jornal
A companhia aérea Azul (AZUL4) e a holding Abra, controladora da companhia aérea Gol (GOLL4), estão estruturando a assinatura de um memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) nas próximas semanas, com o objetivo de iniciar as negociações sobre uma possível fusão entre as duas empresas brasileiras, é o que aponta a apuração do jornal Valor Econômico.
Segundo a reportagem, para que seja concretizado, porém, o acordo ainda enfrentará diversas condicionantes da combinação de negócios. A assinatura do memorando tem sido adiada, principalmente, pelo pedido de recuperação judicial aberto pela Gol nos Estados Unidos (Chapter 11) em janeiro de 2024, que tem previsão de conclusão para abril deste ano.
A perspectiva original era que o acordo tivesse sido fechado em novembro do ano passado. Agora, a previsão é de que a assinatura ocorra ainda neste mês de janeiro. O memorando deve tratar de assuntos como a estrutura de capital e governanças de ambas empresas, bem como reforçar a intenção do negócio entre elas, aponta o jornal.
Nos bastidores, circulam com mais força a ideia da criação de uma “corporation” (companhia sem controlador definido), o que possibilitaria que as duas marcas continuassem a ser utilizadas, seguindo o modelo adotado em outras fusões recentes no setor aéreo — como ocorreu na união entre Avianca e Gol, que manteve ambas as marcas.